IHGP

Cartas a Piracicaba retrata a cidade de 1932

Livro destaca protagonismo local na Revolução Constitucionalista

Da Redação
28/06/2025 às 08:55.
Atualizado em 28/06/2025 às 08:55

Cláudio Zambello, presidente da Uniodonto, recebe exemplar (Divulgação)

O livro “Cartas a Piracicaba”, que retrata a sociedade piracicabana durante o ano de 1932, está sendo entregue a autoridades e apoiadores de sua elaboração. Entre as entidades que auxiliaram na pesquisa, estão a Uniodonto Piracicaba e a Acipi – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba. Exemplares do livro já foram entregues a Cláudio Zambello (Uniodonto) e Maurício Benato (Acipi), que ocupam a presidência de ambas as entidades. O livro é resultado de uma pesquisa realizada pelo jornalista Edson Rontani Júnior.

O apoio na publicação do livro é importante pois desde os anos 1950 não era publicado um livro relatando o papel de Piracicaba na Revolução Constitucionalista, com o envio de batalhões de civis para atuarem neste que foi o último conflito civil registrado no Brasil. Cerca de 2 mil pessoas se envolveram na cidade, paralisando as atividades de toda a sociedade.

O livro teve tiragem de 200 exemplares, os quais foram distribuídos aos apoiadores, bibliotecas e entidades de interesse no assunto como o acervo da Casa Civil do Estado de São Paulo, bibliotecas da USP, UNESP e Unicamp e ao Obelisco de São Paulo, depósito da memória da Revolução de 1932.

Nova impressão foi realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e será distribuída gratuitamente na noite de lançamento agendada para 8 de julho, às 19h30, no Museu Prudente de Moraes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por