Javier Tebas, presidente da LaLiga, entidade que organiza o Campeonato Espanhol, confirmou nesta quarta-feira que a segunda rodada da competição será disputada novamente apenas no sábado e no domingo, tendo que modificar os horários dos Getafe-Osasuna e Betis-Valladolid, agendados para sexta e segunda-feira respectivamente
Javier Tebas, presidente da LaLiga, entidade que organiza o Campeonato Espanhol, confirmou nesta quarta-feira que a segunda rodada da competição será disputada novamente apenas no sábado e no domingo, tendo que modificar os horários dos Getafe-Osasuna e Betis-Valladolid, agendados para sexta e segunda-feira respectivamente.
A LaLiga é forçada a modificar seus horários após decisão anunciada na semana passada pelo presidente do Comitê de Competição (órgão disciplinar da Federação Espanhola) determinando a não realização de partidas na sexta e segunda-feira.
"Esperamos até as 17h00 (12h00 de Brasília) por uma medida cautelar do tribunal comercial ou uma medida provisória do Conselho Superior do Esporte (CSD)" que permitiria jogar na sexta e segunda-feira, explicou Tebas num evento de lançamento do álbum de figurinhas do Campeonato Espanhol.
"Não recebemos resposta, pois é quarta-feira e temos que começar as programações de sábado e domingo", disse o presidente da LaLiga.
Pouco depois da declaração do dirigente, LaLiga publicou em um comunicado que o jogo Getafe-Osasuna, agendado para sexta-feira às 16h, será disputado no sábado às 13h30, enquanto Betis-Valladolid, que seria disputado na segunda-feira às 16h00, muda para domingo às 13h30.
Tebas avisou, no entanto, que o seu pedido ao tribunal comercial de Madri continua em vigor para que possa ter partidas disputadas nesses dias.
A realização de confrontos segunda e sexta-feira coloca em lados opostos a Federação Espanhola (RFEF) e a LaLiga há mais de um ano, com a federação contrária a jogos do campeonato nacional na segunda e sexta-feira, alegando que prejudica a presença de torcedores nos estádios.
Esta disputa causou o atraso no início da atual temporada, quando a LaLiga foi forçada a deslocar o jogo Granada x Athletic Bilbao de sexta para sábado e Alavés x Betis de segunda para domingo.
No dia 6 de outubro, representantes das duas parte se reunirão novamente perante um juiz comercial na capital espanhola, encarregado de analisar a questão.
Este magistrado já havia pedido na temporada passada para as duas entidades negociarem para chegarem a um acordo, já que a RFEF estaria disposta a autorizar jogos na segunda e sexta-feira em troca de uma compensação financeira.
gr/dr/lca