INTERNACIONAL

Síria utilizou armas químicas em 2018, afirma organismo internacional

A Força Aérea da Síria utilizou cloro como arma química durante um ataque à cidade de Saraqib em 2018, afirmou nesta segunda-feira (12) a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) após uma investigação

AFP
12/04/2021 às 09:44.
Atualizado em 22/03/2022 às 00:39

A Força Aérea da Síria utilizou cloro como arma química durante um ataque à cidade de Saraqib em 2018, afirmou nesta segunda-feira (12) a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) após uma investigação.

Uma equipe de investigadores da OPAQ "concluiu que unidades da Força Aérea Síria utilizaram armas químicas em Saraqib em 4 de fevereiro de 2018", afirma a organização em um comunicado.

"Há motivos razoáveis para acreditar que um helicóptero militar do exército sírio atacou o leste de Saraqib soltando ao menos um cilindro com a substância química", destaca a equipe de identificação e investigação da OPAQ.

"O cilindro se rompeu e liberou cloro em uma grande superfície, afetando 12 indivíduos", afirma a nota.

O governo sírio nega qualquer envolvimento em ataques químicos e afirma ter colocado sob supervisão internacional todas as reservas deste tipo de armas, segundo os termos de um acordo assinado em 2013.

dk/smt/mar-me/mb/fp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por