Projeto Nhô Cine

Biblioteca Municipal realiza sessões gratuitas

Duas produções nacionais serão exibidas a partir das 19h desta quinta-feira (28)

José Ricardo Ferreira
28/04/2022 às 08:09.
Atualizado em 28/04/2022 às 08:10

“A Erva do Rato” traz no elenco Selton Mello e Alessandra Negrini (Divulgação)

Duas sessões gratuitas de cinema serão apresentadas dentro do projeto Nhô Cine – Cineclube Piracicabano nesta quinta-feira (28), na Biblioteca Municipal. Os filmes que serão apresentados, a partir das 19h, são o curta “O que tem para o jantar”, 2022, direção de Beto Oliveira, cineasta local, com duração de 15 minutos, e “A Erva do Rato”, 2008, direção de Júlio Bressane, com duração de 80 minutos. A projeção acontecerá no anfiteatro Alceu Maynard Araújo. 

Segundo o coordenador da TV Unimep/Labcom, Rober Caprecci, a proposta do cinema na biblioteca surgiu a partir de várias experiências de rua na cidade. “A universidade tem um arquivo de 70 filmes do cinema nacional enviado em 2012 pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), disse Rober.

Após uma conversa com o diretor do Misp (Museu da Imagem e do Som) de Piracicaba, Pedro Ranzani Maurano, o projeto ganhou força, segundo Rober.

“A Unimep entra com os filmes, projetores e telão. Já a estrutura física ficou por contra do Misp. Nesse momento é começar na biblioteca e depois nos bairros. Vamos ver qual será a receptividade”, disse o professor da Universidade Metodista de Piracicaba.

Com relação ao Cena 14, um dos apoiadores do projeto, a ideia é fazer a parceria com ele exibindo os filmes e antes da exibição nacional apresentar os trabalhos de cineastas locais, de acordo com o professor.

“Nessa primeira experiência será apresentado o trabalho do Beto Oliveira, que integra o Cena 14 e aí ele vai exibir seu curta e fazer uma roda de conversa. O Beto tem uma experiência de longas também. Essa é a proposta: cinema nacional e local. Dar oportunidade para os cineastas locais”, afirmou Rober que também é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unimep.

A realização do projeto reúne a Cena 14, Unimep, Misp e a Prefeitura de Piracicaba (Biblioteca Municipal e Semac).

Os filmes

“A Erva do Rato” - de Júlio Bressane, é uma ficção/drama - 80 min., classificação 16 anos, de 2008. Após se conhecerem em um cemitério à beira-mar, um homem (Selton Mello) propõe a uma mulher (Alessandra Negrini) que cuide dele. Ela aceita a oferta, o que faz com que morem juntos. Durante um longo tempo ele conta histórias sobre a geografia do Rio de Janeiro, os venenos preparados pelos índios e a mitologia grega. Até que, notando o cansaço dela, ele decide comprar uma câmera fotográfica. Ela logo se torna sua musa, sendo o foco principal de todas as suas fotos. Quando descobre que um rato está roendo as fotografias tiradas, ele espalha pela casa diversas ratoeiras. Mas aos poucos descobre que o animal não é tão indesejado assim.

O curta “O que tem para o jantar?”, de Beto Oliveira é uma ficção/drama - 15 min, classificação Livre (2022). Mariano é abandonado por sua esposa bem na hora do jantar. Enquanto valida a falta de sua mulher, reconhece o universo feminino ao seu redor. 

Serviço
A biblioteca está localizada na rua Saldanha Marinho, 333, centro. Cinema gratuito a partir das 19h. Entrada gratuita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por