História e Memória

Lançamento de livro marca bicentenário da Câmara Municipal

Historiadora Marly Perecin cedeu os direitos autorais do livro ao Poder Legislativo

Romualdo Cruz Filho
18/05/2022 às 08:39.
Atualizado em 18/05/2022 às 08:42

Câmara faz a guarda e gestão da temporalidade dos documentos (Guilherme Leite)

A Câmara Municipal de Piracicaba comemora 200 anos de existência no dia 11 de agosto. Estão previstas para o segundo semestre várias atividades que marcarão o bicentenário do Poder Legislativo. Uma delas é o lançamento do livro histórico "A Serviço de Piracicaba - Os duzentos anos de instalação da Câmara Municipal de Piracicaba, 1822 - 2022", de autoria da historiadora Marly Therezinha Germano Perecin. 

Oficialmente, a instalação da Câmara ocorreu um dia depois que a freguesia recebeu o status de Vila Nova da Constituição. Antes disso, Piracicaba era classificada como "freguesia", sendo subordinada administrativamente às vilas paulistas de Itu e Porto Feliz.

A primeira sessão camarária aconteceu exatamente em 11 de agosto de 1822, na residência do juiz ordinário, o capitão João José da Silva. O juiz ordinário era quem acumulava o lugar de presidente da Câmara. Além dele, a reunião teve a presença dos vereadores Xisto de Quadros Aranha, Garcia Rodrigues Boeno, Miguel Antonio Gonçalves e o procurador Pedro Leme de Oliveira. Esses detalhes são devidamente contados pela historiadora.

A historiadora Marly Perecin cedeu os direitos autorais do livro ao Poder Legislativo e a Câmara ficará responsável pela impressão e distribuição gratuita de mil exemplares da publicação, que será lançada em agosto e disponibilizada ainda em plataformas virtuais.

A programação comemorativa ao bicentenário da Câmara Municipal foi elaborada por uma comissão interna, criada por meio de ato da presidência e formada por servidores do Legislativo. A comissão iniciou os trabalhos no mês de janeiro, para efetuar o planejamento, organização e desenvolvimento dos eventos e ações, alinhados aos objetivos estratégicos da casa em torno da comemoração histórica. 

Selo 

O projeto também prevê a instituição de um selo comemorativo dos 200 anos, que deverá ser utilizado em documentos oficiais, no site oficial da Casa e servirá para identificar os eventos relacionados às comemorações do bicentenário.

O selo é composto por três elementos principais: o brasão de Piracicaba, um tipograma fazendo referência ao símbolo de infinito e as cores atualmente usadas pela Câmara Municipal. Juntos, esses elementos buscam passar a imagem da Câmara como uma instituição sólida e perene, que, ao mesmo tempo, não tem medo de abraçar o novo e o moderno para se aproximar da população.

Solene 

O projeto ainda estabelece a realização de uma sessão solene no Salão Nobre Helly de Campos Melges, no dia 11 de agosto de 2022, em homenagem à primeira reunião camarária. Na solenidade, os presidentes da Câmara das legislaturas anteriores serão homenageados em nome de todos os vereadores que passaram pela Casa Legislativa. O evento também contará com o descerramento de placa alusiva ao bicentenário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por