Ferrovias do Agronegócio

Vitor Pires Vencovsky lança livro no dia 2 de julho

Obra faz uma análise do sistema ferroviário brasileiro no atual período, que teve início em 1996

Da Redação
26/06/2022 às 07:11.
Atualizado em 26/06/2022 às 07:20

Vitor Pires Vencovsky lança novo livro em 2 de julho (Divulgação)

Ferrovias do Agronegócio, escrito pelo piracicabano Vitor Pires Vencovsky, será lançado no dia 2 de julho como parte das comemorações do centenário da Estação da Paulista. O livro faz uma análise do sistema ferroviário brasileiro no atual período, que teve início em 1996 a partir do processo de privatização das empresas ferroviárias estatais.

A publicação apresenta as grandes transformações verificadas nas ferrovias do país a partir da mudança de um sistema ferroviário estatal para um sistema privado e regulado pelo Estado, assim como as principais motivações que definiram a readequação da malha antiga existente e a construção da malha nova.

Faz um levantamento dos principais agentes públicos e privados que, a partir de determinados interesses, passaram a definir os discursos, os planos ferroviários, os investimentos, as cargas ferroviárias e as regiões atendidas pelas ferrovias.

É uma atualização da tese de doutorado "Ferrovia e logística do agronegócio globalizado: avaliação das políticas públicas e privadas do sistema ferroviário brasileiro" defendida pelo autor em 2011 no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp.

Após 10 anos da finalização da tese, verificou-se que grande parte das conclusões apresentadas ainda permaneciam válidas. Isso motivou a atualização dos dados e informações e a republicação da pesquisa em formato de livro.

A publicação apresenta uma série de informações para subsidiar as políticas públicas relacionadas à logística e infraestruturas de transportes e ampliar os debates para a construção de um sistema ferroviário brasileiro mais abrangente, integrado, inclusivo e justo socialmente.

Lançamento

Dia 2/7, sábado, às 16h, abrindo o mês comemorativo do Centenário da Estação da Paulista.
Local - Estação da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580 - Paulista).

Apoio

Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Academia Piracicabana de Letras e Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultura.

Como comprar

O livro já se encontra disponível para compra nos formatos e-book e impresso no site http://ferroviaesociedade.com.br ou nas principais livrarias do país.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por