XV de Piracicaba

Sócios votarão reforma estatutária

Uma vez consolidadas as mudanças, sócios poderão dizer sim ou não à SAF

Da Redação
08/05/2022 às 08:34.
Atualizado em 08/05/2022 às 08:37

XV de Piracicaba terá uma importante assembleia de sócios a ser realizada na próxima terça (XV de Piracicaba)

O XV de Piracicaba terá uma importante assembleia de sócios a ser realizada na próxima terça-feira (10). Em pauta está a reforma estatutária do clube, em um processo que se iniciou antes da pandemia de Covid-19 e que já passou pela aprovação unânime dos presentes na última reunião do Conselho Deliberativo. O que também estará em foco será a votação do sim ou não à SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

O novo estatuto do XV deixa o clube com possibilidade de se alinhar com a mais recente lei esportiva brasileira, a 14.193/2021, também conhecida como Lei da SAF e que permite aos clubes de futebol ter regras específicas e claras que protegem os investidores e o clube. Na prática, é uma empresa que tem como atividade principal o futebol em competições profissionais.

“O processo de reforma estatutária é um projeto que começou desde antes da pandemia. Com a Lei da SAF, foram feitas alterações para que o XV pudesse estar preparado para a nova realidade do futebol brasileiro. As mudanças foram discutidas por meses no Conselho Deliberativo e aprovadas pelo mesmo. Agora, passará pela Assembleia de Associados, que votarão sim ou não para a aprovação do novo estatuto”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo do XV, Luis Guilherme Schnor.

Sendo aprovado o novo estatuto, o XV poderá então ter a possibilidade de abrir uma empresa para que receba investimentos.

“A aprovação do novo estatuto não significa que o XV virará uma SAF no dia seguinte. Ela dá a possibilidade para que iniciemos um processo de abertura da SAF para que possíveis investidores possam vir conversar. A venda de ações para esses investidores ainda terá que ser aprovada. Costumo dizer que o XV não está desesperado para receber investimentos, mas estará pronto caso surja uma proposta”, completou Guilherme.

A assembleia de sócios do XV acontece às 19h30 em primeira chamada e às 20h em segunda chamada, na Sala Bauma do Barão da Serra Negra. São cerca de 600 sócios com direito a voto. Participam todos com mais de um ano de associação com direitos estatutários (planos Nota XV e Plus), que sejam maiores de 18 anos e estejam em dia com as mensalidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por