XV de Piracicaba

Teste contra o Red Bull Bragantino

Partida acontece neste sexta-feira (10), às 10h, no Barão da Serra Negra

José Ricardo Ferreira
10/06/2022 às 07:02.
Atualizado em 10/06/2022 às 07:05

O técnico Cléber Gaúcho busca, com os jogos-treinos, dar ritmo e entrosamento para a estreia na Copinha (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

O segundo jogo-treino do XV de Piracicaba será realizado hoje, às 10h, quando o time sob o comando do técnico Cléber Gaúcho receberá a equipe Sub-23 do Red Bull Bragantino, no estádio Barão da Serra Negra.

No primeiro teste, na segunda-feira passada, o Alvinegro venceu o XV de Jáu, também no Barão, por 1 a 0, gol marcado pelo meia-atacante Vitor Braga, de falta, no primeiro tempo.

Na etapa inicial do jogo-treino realizado no início da semana, Cléber Gaúcho escalou a seguinte equipe: Coutinho, Lucas Santos, João Maistro, Guilherme Truyts, Rubens Carvalho, João Pedro, Samuel Andrade, Vitor Braga, Igor, Maikon Aquino e Rafael Santana. No segundo tempo ele deu prioridade aos garotos do Sub-20.

O treinador pretende marcar ainda mais dois jogos-treinos para o XV ganhar ritmo, entrosamento e então esboçar a equipe titular que estará em campo no dia 1º de julho, às 20h no Barão, diante do Lemense, na rodada inicial da Copa Paulista.

À medida que o time realize os testes com a bola rolando, Cléber espera que o elenco ganhe entrosamento e ritmo de jogo. Hoje a expectativa é que o setor defensivo esteja melhor postado e o ataque crie mais possibilidades de gol.

“Vamos fazer os ajustes progressivamente para a estreia, por isso esses jogos-treinos são importantes para fazermos as correções”, disse o treinador após o primeiro teste.

Cléber entende que os primeiros jogos-treinos ainda apresentarão dificuldades como erros de passes e pouca pressão ofensiva. O importante é dar ritmo de jogo aos atletas, segundo ele. 
Ele diz, porém, que nessas partidas já ocorrerão os primeiros esboços táticos e algumas ações defensivas e ofensivas. 

O treinador ficou confiante com o desempenho no jogo contra o xará de Jaú. “A partir de agora começaremos a enfatizar mais o que queremos em termos de organização da equipe”, disse ele.

A exemplo de segunda, a entrada hoje está liberada aos torcedores. Não será permitida filmagem do jogo-treino.

Cléber disse ainda que muitos ajustes serão realizados. “Vamos ter bastante trabalho pela frente, logicamente”, avisou. “Ao decorrer do percursos vamos tornar a equipe mais equilibrada”.

O XV soma 10 reforços: goleiros Wellington, 24 e Gabriel Coutinho, 25; meias-atacantes Igor, 26 anos, Maikon Aquino, 29 e Vitor Braga, 27; zagueiros Rubens Carvalho, 23, Guilherme Truyts, 24, Guilherme Souza, 25; atacante Rafael Santana, 21; lateral-direito Lucas Santos, 21. O grupo ainda conta com 13 jogadores do Sub-20.

Psicólogo

O clube terá diariamente um psicólogo trabalhando com a comissão técnica. Trata-se do piracicabano Igor Leone, que reúne formação acadêmica em psicologia e educação física. Ele também fez especialização em psicologia esportiva e é mestre em futebol formado pela Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal).

Igor já trabalha diariamente no clube, acompanhando os treinamentos e demais atividades do futebol profissional. "Se estou em uma sala ou vindo pontualmente, eu tenho um vínculo menor com os atletas e comissão. Acompanhando o dia a dia consigo ver a evolução comportamental a cada treino, a cada dia. Quanto mais presente, melhor para a percepção da variação de comportamento ou potencializar o que já está ocorrendo bem", explicou o psicólogo, ontem, no site do clube. "É um profissional que vai acrescentar muito para o desenvolvimento do trabalho como um todo”, disse o gestor de futebol Douglas Pimenta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por