Gastronomia pura

37ª Festa das Nações abre neste sábado às 11h

Ingressos antecipados estão à venda pela internet, todos os dias, às 16h

Romualdo Cruz Filho
21/05/2022 às 06:51.
Atualizado em 21/05/2022 às 06:52

Restaurante Itália Chefes de cozinha: Ronda (RJ), Rolando Massinha (SP) e Fratello (Pira) dão uma amostra de talento gastronômico (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Final de semana com diversão garantida para toda a família. Hoje e amanhã são dois dias em que os restaurantes da 37ª Festa das Nações se dedicam em servir almoço, com destaque para as comidas típicas de 15 nações diferentes. Por isso a movimentação de público no Engenho Central começa a partir das 11h nos dois dias. 

Os visitantes terão, portanto, a oportunidade de ter à disposição o melhor do cardápio da Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Itália, Japão, México, Nações Árabes, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suíça e até do Brasil. Quem quiser conferir os pratos antes de ir, pode fazê-lo pelo site festadasnacoes.org.br, no botão Instituições e Cardápios. É só acessar e clicar na bandeira da nação.

A Festa das Nações é um período de encontro de amigos e familiares. O evento tem importância especial para as instituições beneficiadas com sua renda, que auxiliam cerca de 30 mil pessoas com seus projetos sociais. Para quem está à frente dessas instituições, dá o fôlego necessário para continuar acreditando no amanhã.

Shows

Os shows no palco principal começam às 12h e a festa segue até as 2h no sábado e até as 18h no domingo, último dia. Somados os públicos que participaram dos dois primeiros dias do evento, cerca de 15 mil pessoas compareceram ao Engenho Central. Na quinta-feira o público foi recorde para o dia da semana.

Ontem, houve apresentação de música e dança indianas, com participação da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, a partir das 21h. Hoje, os shows começam às 12h, com Grupo Karon Cali, de dança árabe, seguido do Choro de Saia, Maracatu Baque Caipira, Samba de Lenço, Orquestra Sanfônica, do grupo de tradição suíça Tanzgruppe Helvetia, de dança gaúcha CTG Meu Pago. Às 19h, o público poderá acompanhar apresentação cultural coreana, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e a Orquestra Paulistana de Viola Caipira.

Hoje, a apresentação Aprendendo com a Música abre a programação de shows, às 12h, seguida da Congada do Divino Espírito Santo, do grupo de dança Cor & Corpo, do Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas, do grupo de dança folclórica Raízes de Portugal e da Orquestra Educacional de Piracicaba, que fecha o evento. 

Entidades

Ediane Campos, coordenadora comercial do Espaço Pipa, que atendem pessoas com Down e cuida do restaurante Brasil, "a Festa é um momento muito esperado, tanto para instituições quanto para o público. A renda arrecadada nos cinco dias de evento permite que a entidade tenha pelo menos seis meses mais tranquilos", conta.

José Luiz Camolesi, presidente da Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca), responsável pelo restaurante Portugal, conta que a renda da festa ajuda a manter projetos como o Família Acolhedora, o Seame e o Preventivo. "Com a festa, a gente forma um caixa que ajuda muito". 

Para José Marcos Abdala, à frente do Centro Social de Assistência e Cultural São José (Cesac), representado pelo restaurante Nações Árabes, a festa tem importância vital na manutenção dos projetos. "As pessoas nem imaginam, quando vêm para a festa, o quanto elas ajudam a cidade". 
Todas essas entidades recebem também recursos do governo municipal para ajudar na manutenção dos seus projetos.

Ingressos

Ingressos antecipados estão à venda pela internet, todos os dias, às 16h. Para adquirir o seu é só entrar no endereço festadasnacoes.org.br, clicar no botão Ingressos e escolher os dias. O bilhete para o estacionamento estará à venda nas bilheterias. As vendas nas bilheterias acontecem a partir das 11h, sábado e domingo. Os ingressos neste ano custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada). São aceitos cartões de crédito, débito e dinheiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por