Enfermagem

Amor, coragem e dedicação na Unimed Piracicaba

Equipe de enfermagem é considerada o coração do cuidado à saúde da Cooperativa

Da Redação
12/05/2022 às 06:59.
Atualizado em 12/05/2022 às 06:59

Profissional do Ano Rosana Pompermayer, enfermeira e coordenadora da Unimed Domiciliar (Filipe Paes/Studio 47)

Eles estão presentes em vários processos quando o assunto é saúde: dentro do centro cirúrgico, no pronto atendimento, na coleta de materiais para exames e, até mesmo, na gerência de um setor ou de um hospital. Hoje (12/5), quando se celebra o Dia Internacional da Enfermagem, os profissionais do Hospital Unimed Piracicaba reafirmam o seu compromisso de salvar vidas, certos de que o grande trunfo é acompanhar a evolução e a alta hospitalar dos pacientes. 

"A equipe de enfermagem é multitarefa, mas ganhou destaque nos últimos dois anos com a Covid-19, tornando-se uma das protagonistas no combate a uma doença letal e contagiosa. Por esse motivo, reconhecemos todos aqueles que integram a nossa família assistencial", disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

Ainda em tempos de pandemia, os enfermeiros são essenciais para a saúde e prevenção de doenças dos mais de 190 mil beneficiários da Cooperativa que usam, diariamente, o complexo hospitalar, sedes preventivas e ambulatórios de empresas parceiras. Não há dia e nem horário para salvar aqueles que precisam de cuidado e carinho. "Eles proporcionam assistência de qualidade, tratamento e cuidados respeitosos, lideram o diálogo para amenizar o medo e, em muitos casos, coletam dados para estudos clínicos. Sem enfermeiros não haveria respostas, pois eles estreitam o elo médico-paciente", revelou.

De acordo com Joussef, a Unimed Piracicaba mantém em seu quadro de colaboradores 830 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A Instituição investe, constantemente, em capacitação e segurança das equipes, além de oferecer políticas de cargos e salários para desenvolvimento profissional e benefícios exclusivos para dependentes. "Os cursos e treinamentos aprimoram as equipes para oferecer atendimento ágil, eficiente e humanizado. Buscamos sempre o melhor atendimento para nossos beneficiários", finalizou

Profissional do ano

Inspirada na afetividade da comunidade Trentina, a enfermeira e coordenadora do serviço domiciliar da Unimed Piracicaba, Rosana Pompermayer, 48, conta que a vontade de atuar na área da saúde nasceu do carinho com que amparava seus avós.

"Cursei auxiliar de enfermagem sem grandes pretensões, mas me encantei, logo no início, pela arte de cuidar do outro. Acredito que já estava em meu DNA", revelou a colaboradora, que recebeu, ontem, o título Profissional do Ano da Enfermagem, concedido pelos parlamentares Paulo Camolesi e Ary Pedroso Jr., durante evento na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Apaixonada pela enfermagem, a profissional, que atua na Cooperativa há exatos oito anos, conta que se sente lisonjeada em fazer parte da vitória de vida de muitos pacientes. "É um presente de Deus participar da evolução de cada paciente. Sinto-me realizada".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por