Meio ambiente

Associação SOS Rio Piracicaba faz arrastão neste domingo

Organizadores já têm, confirmadas, cerca de 18 embarcações e em torno de 40 voluntários; evento terá início às 9h

Ana Cristina Andrade
31/03/2022 às 07:24.
Atualizado em 31/03/2022 às 07:26

Margens do rio Piracicaba serão limpas por cerca de 40 voluntários (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)

O rio Piracicaba será alvo de um arrastão, na manhã do próximo domingo (3), que terá início na rampa da Rua do Porto (ao lado do Largo dos Pescadores) e será estendido até a avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Nova Piracicaba.

Será o primeiro arrastão promovido pela Associação SOS Rio Piracicaba, formada por pescadores esportivos, e sem nenhum fim lucrativo. De acordo com um dos diretores, Edson Leme, já está confirmada a participação de 18 embarcações - entre barcos e caiaques - e cerca de 40 voluntários.

De acordo com Leme, os pescadores esportivos fundaram a associação porque amam o rio e também viram a necessidade de fazer algo diferente para a natureza e preservação para seus filhos e netos.

“Nosso intuito é conscientizar e mostrar para as pessoas os impactos que um descarte irregular pode causar na natureza e, para que essa mentalidade mude, temos que fazer algo diferente de todos”, ressalta.

Qualquer pessoa da sociedade, segundo ele, pode se unir à associação e participar da limpeza às margens do rio. O arrastão irá se estender até as 12h. “Estaremos fornecendo os sacos de lixo para quem for ajudar na limpeza. Ganhamos esses sacos da empresa Ambiental”, diz Leme. A coleta dos resíduos que forem retirados do rio, como sofás, colchões, garrafas, etc. segundo ele, vai ser recolhido pela Fênix Soluções Ambientais, que é parceira da SOS Rio Pìracicaba. “O rio é muito importante para nós. Por isso pretendemos, com essa arrastão, além de conscientizar sobre o descarte irregular de resíduos, contribuir um pouco para mudanças de hábitos da população referente à natureza e ao rio”, completa.

Diretoria

Além de Edson Leme, compõem a diretoria da SOS as seguintes pessoas: Rogério Bacchi, Gian Carlos Machado, Alexandre Lage Porto, Tiago Teixeira, Bruno Duarte, Alicio Camargo, Rose Ilech e Robert Anderson.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por