Pleito de 2022

Eleições: não será exigida biometria

Cartório Eleitoral: pessoas com mais de 70 que votam, podem continuar votando

Romualdo Cruz Filho
26/04/2022 às 08:36.
Atualizado em 26/04/2022 às 08:40

Prazo para operações com o título acaba em 4 de maio (Divulgação/TSE)

Para as eleições deste ano, não será obrigatória a biometria em Piracicaba. Todos os eleitores que estejam em situação regular poderão votar, tenham feito a biometria ou não. Inclusive, a coleta da biometria está suspensa desde o início da pandemia. "Nem adianta os eleitores procurarem o cartório para fazê-la", enfatizou Luciana Diniz Daniel, chefe da Zona Eleitora 270.

"Temos recebido também muito eleitores com mais de 70 anos achando que seus títulos foram cancelados. Essa informação não procede. Só se cancela título de pessoas que deixam de votar (ou justificar) em três eleições consecutivas", observou. Esta é inclusive uma das especulações de eleitores que entraram em contato com a Gazeta, respondida por Luciana.

O prazo para operações com o título acaba em 4 de maio. Dessa forma, quem precisa: fazer o primeiro título, mudar escola de votação ou solicitar qualquer alteração no título (mudança de nome, inclusão de nome social etc), bem como transferir o título de cidade, precisa procurar o cartório até a data ou fazer a solicitação pela internet (www.tse.jus.br - auto atendimento do eleitor).

Para saber se o título de eleitor está regular, é só acessar o site do TRE/SP ou TSE ou ainda através do aplicativo e-título. O cartório atende das 12h às18h. No próximo final de semana, excepcionalmente, a unidade vai funcionar aberta ao público das 11h às 17h. Nos dias 2, 3 e 4, também abrirá das 9h às 18h.

"Lembrando que o eleitor não precisa pegar fila, ele pode fazer seu requerimento de casa, pela internet, no site", explica Luciana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por