Cultura nipo

Final de semana tem Festival Japão na Praça

Festival movimenta o centro da cidade com a cultura nipo

Da Redação
22/06/2022 às 07:36.
Atualizado em 22/06/2022 às 07:37

Shows, exposições, comidas típicas, artes marciais e taiko na praça (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)

Os 114 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrados neste mês de junho, serão comemorados em Piracicaba com muitas atrações ligadas à cultura nipo, movimentando o último final de semana do mês. O Festival Japão na Praça levará para o centro de Piracicaba atividades gratuitas que envolvem shows, exposições, comidas típicas, artes marciais, cosplay, taiko. Todas essas atividades reforçam a presença nipo na região e no Brasil como um todo.

O Festival Japão na Praça ocorrerá nos próximos dias 25 e 26, na praça José Bonifácio, no centro da cidade, e é realizado em parceria com o Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba. No sábado, as atividades vão das 11h às 22h e no domingo, das 10h às 19h.

O Brasil é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão. São estimados cerca de 1,5 milhão de nikkeis, como são chamados os japoneses os descendentes deles. O estado de São Paulo concentra o maior número dessa população seguido do estado do Paraná.

O Festival Japão na Praça é a segunda etapa do projeto “Cultura Nipo Brasileira”, que é realizado pela Think Projetos e produzido pela MR2 Cultural, por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Oji Papéis Especiais.

A primeira etapa contemplou alunos de cinco escolas de Piracicaba por meio da contação de histórias presentes nos livretos distribuídos às crianças. Ao todo, foram 10 apresentações de contos japoneses, com o objetivo de disseminar a cultura nipo para os alunos.

“A Oji Papéis se orgulha em fazer parte da comunidade nipo-piracicabana e o patrocínio ao evento Japão na Praça, em parceria com o Clube Nipo, agrega uma rica experiência da cultura japonesa com a cidade”, reforça Mônica Salles, Sustentabilidade da Oji Papéis. O projeto também conta com um site para a divulgação das ações, que traz uma exposição virtual em 360º: www.culturanipobrasileira.com.br.

Sobre o projeto

O projeto Cultura Nipo Brasileira realiza gratuitamente diversas atividades culturais e artísticas em Piracicaba desde 2019, por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, com patrocínio da OJI Papéis Especiais e apoio do Clube Cultural Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba.

Dentre as atividades já realizadas, estão apresentações teatrais infantis e adultas, oficinas de origami, exposições fotográficas e seminário. Neste ano, o projeto apoiará o Festival Japão na Praça, que irá contar com shows, artes marciais, cultura, cosplay, taiko, exposições e comidas típicas. Além de uma ação de contação de histórias, que levará às crianças de Piracicaba um pouco da cultura dos contos japoneses. 

Serviço
Festival Japão na Praça 
Data: 25 e 26/6
Local: Praça Joé Bonifácio – Piracicaba - Centro
Horário: Sábado, das 11h
às 22h e domingo, das 10h 
às 19h.
Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por