Atenção Básica

Novas unidades de saúde aguardam equipes para atendimentos

USF Vem Viver (Vila Sônia), USF Grand Park-Vida Nova (Grand Park) e USF Monte Feliz (Água Branca) aguardam formação de novos quadros de profissionais

Romualdo Cruz Filho
22/06/2022 às 08:49.
Atualizado em 22/06/2022 às 08:51

Segundo a Secretaria de Saúde, três delas estão aguardando somente a formação de novos quadros de profissionais (Divulgação)

Várias unidades de saúde da rede de Atenção Básica, iniciadas durante o primeiro ano de pandemia do novo coronavírus, em 2020, foram comprometidas com a Lei Complementar Federal nº 173/2020, que proibiu, até o dia 31 de dezembro de 2021, os municípios de contratar novos médicos, que não fossem com a finalidade exclusiva de atuar na linha de frente de combate da Covid-19. Por isso, mesmo prontas, ainda não puderam entrar em operação. 

Segundo a Secretaria de Saúde, três delas estão aguardando somente a formação de novos quadros de profissionais, como médicos e enfermeiros: USF Vem Viver (Vila Sônia), USF Grand Park-Vida Nova (Grand Park) e USF Monte Feliz (Água Branca).

"Com a diminuição de casos graves de Covid-19 e sem uma lei proibindo a contratação de novos servidores, a secretaria deu então encaminhamento para a realização de concursos públicos ainda no começo deste ano e, em breve, já deve estar convocando os aprovados", garantiu a assessoria da pasta.

"A Pasta reforça que as obras foram iniciadas na gestão anterior e finalizadas após o prazo previsto, além de não ter sido preparado concurso para colocar equipes de saúde necessárias para fazer as unidades funcionarem. Quando a atual administração assumiu as obras, os prédios foram concluídos e realizado o planejamento para a formação de equipes para o atendimento nestas unidades. No entanto, até 31 de dezembro de 2021, não só Piracicaba, mas todos os municípios do Brasil não puderam realizar concurso público para contratação de novos profissionais devido à pandemia".

Há uma quarta unidade em construção, a UBS Parque Piracicaba (Balbo), com previsão para ficar pronta em agosto deste ano. Mas para esta não será necessária a contratação de nova equipe, já que será feita a transferência da unidade local em operação. Segundo a secretaria de Saúde, trata-se de "um espaço novo e mais amplo para o atendimento da população". 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por