Educação ambiental

PCJ Virtual será atração no Engenho

Projeto dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias PCJ estará exposto

Da Redação
18/05/2022 às 08:37.
Atualizado em 18/05/2022 às 08:37

Óculos 3D Eles permitirão ao visitante fazer um passeio virtual pelos rios da bacia hidrográfica (Felipe Ferreira/Agência PCJ)

Uma descida virtual de bote pelas corredeiras das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari, e Jundiaí é uma das opções de aventura entre os dias 20 e 22 de maio na 37ª Festa das Nações de Piracicaba. Trata-se do PCJ Virtual, um projeto de educação ambiental da Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, com o apoio da Sanasa Campinas.

A estrutura, com uma tenda e um jogo interativo, será montada no Engenho Central durante três dias da festa. A solenidade de lançamento será na sexta-feira, 20 de maio, a partir das 19h30. 

A atividade, aberta ao público e passará pelos principais pontos das Bacias PCJ, será com óculos de realidade virtual. Cada interessado poderá passar por esta experiência, em um jogo interativo virtual especialmente produzido para o projeto, que busca a conscientização em torno da proteção dos mananciais. A atração conta com monitores formados em Educação Ambiental. Os visitantes ainda poderão ganhar um cardboard, como é chamado os óculos 3D, e levá-lo para a casa. 

O projeto foi idealizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ e formatado pela Agência das Bacias PCJ. Nos próximos meses, o projeto deverá percorrer 24 dos 76 municípios que integram as Bacias PCJ. O cronograma ainda está sendo elaborado. "Os Comitês e a Agência das Bacias PCJ estão usando essa tecnologia virtual para chegar mais próximos da população, em especial das crianças e adolescentes. A gente quer trazer essa experiência para os jovens para que eles conheçam nossas bacias. É uma tecnologia nova, um jeito novo de a gente aprender as coisas", destacou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera. 

O secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro, falou sobre os planos da entidade em levar o PCJ Virtual aos demais municípios que integram as Bacias PCJ. "Pretendemos levar a iniciativa a festas com grande circulação de público e grandes eventos, porém, como o foco é educacional, as escolas estão entre as prioridades desta ação. O objetivo é levar a mensagem da preservação dos recursos naturais, utilizando uma linguagem acessível a todos os grupos, de forma clara e simples. Por isso o jogo eletrônico se mostrou uma alternativa eficiente para esta finalidade, já que se comunica bem com os jovens", disse. 

Navarro salientou que as ações voltadas a educação ambiental estão permanentemente foco dos Comitês PCJ, dada a importância da formação de indivíduos conscientes de seu papel para o equilíbrio na relação da sociedade com o meio ambiente.

"Nossa Câmara Técnica de Educação Ambiental engloba cerca de 60 instituições da região e conta com cerca de 150 membros de diversos setores. O objetivo é levar a mensagem de que é possível o convívio harmônico entre a os mais diversos segmentos da sociedade aliando o desenvolvimento social e econômico com respeito e preservando nossos recursos naturais", disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por